domingo, 16 de maio de 2010

Início das Atividades - 2010

No mês de maio de 2010, após um período longo de negociações com os espaços parceiros e reuniões com os pais e responsáveis, onde os mesmo elaboraram as regras de convivência e apresentado o objetivo do programa:

Objetivo Geral do Programa:

Contribuir para a formação integral de crianças e jovens que estudam nesta Escola e que se enquadrem nos critérios sugeridos pelo MEC, permitindo assim, a ampliação de tempos, espaços e oportunidades educativas. O programa objetiva também uma participação mais efetiva e interativa entre a escola e a comunidade, buscando com isso o aumento de atores sociais na produção do conhecimento, despertando e revelando novos talentos e habilidades.

Formação das Turmas:

Tendo como foco a diminuição das desigualdades educacionais, através do aumento da jornada diária, as turmas serão formadas por alunos da Escola, observando os seguintes critérios:
I) Aluno que está repetindo de ano/série. (conforme orientação da Secretaria Municipal de Educação);
II) Distorção idade/série;
III) Dificuldade de aprendizagem/ baixo rendimento escolar;
IV) Vulnerabilidade social;
V) Indicação do professor, em consonância com a equipe diretiva e professor comunitário, com base nas respostas da pesquisa de interesse.

a)– Terá prioridade o aluno já matriculado na Escola, sendo que aqueles que ingressarem após o início do programa, deverão aguardar a vaga.
b) – Sobrando vagas, serão supridas por:

I) Outros alunos que se enquadrem nos critérios acima;
II) Que, mesmo não se enquadrando nos critérios, tenham interesse (através de sorteio, observando o ano de nascimento e vaga na turma);
III) Indicados pelo professores ou equipe diretiva( com base nas respostas da pesquisa de interesse)

Do Ingresso:

a) – O responsável pelo aluno deverá assinar autorização específica para que o mesmo participe, aceitando e acatando as normas que regerão o programa.

b) – Para o aluno selecionado, cujo pai não autorizar sua participação, também será feito um termo de recusa da vaga, justificando o motivo da não participação.

c) O aluno deverá participar integralmente de todas as oficinas. No caso de apresentar muitas faltas, serão analisadas as justificativas individualmente e os responsáveis serão chamados para reafirmar o compromisso com o programa.(em ata).

d) O responsável também assinará termo de ciência no caso de deslocamento para os espaços parceiros, autorizando e responsabilizando-se por qualquer ocorrência durante o trajeto.

Das Turmas:

a) – As turmas serão compostas de no mínimo 20 e no máximo 30 alunos.

b) Serão observados os seguintes critérios:

I)Turno oposto ao regular das aulas;
II)Proximidade de ano de nascimento (idade);
III)Mista em relação ao gênero.

Horário de Funcionamento

I) Manhã: das 8h às 12h;
II) Tarde: das 13h 25min às 17h 25min.

a)– Cada oficina terá duração mínima de 01 hora e no máximo de 03 horas por dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário