segunda-feira, 10 de maio de 2010

Xadrez Gigante


Estudantes confeccionam jogo de xadrez gigante em Canoas

Iniciativa pode ser multiplicada em outras escolas da rede municipal.

Peças gigantes de xadrez ganham forma pelas mãos de alunos da escola municipal Theodoro Bogen, do bairro Niterói. A confecção do jogo teve início há um mês e meio, em uma oficina de papietagem realizada em parceria com a ONG Embrião, de Alvorada. Nesta semana, a iniciativa foi apresentada à Secretaria Municipal da Educação, que ficou de estudar a expansão do projeto a outras escolas da rede.

De acordo com o coordenador da oficina, Josué Aguiar, a ONG criou a atividade há 12 anos, em Alvorada, quando ‘‘enxadristas pensaram em mesclar a questão ambiental com o raciocínio lógico do jogo, dando valor ao papel reciclado’’. Segundo ele, a confecção das peças tem um custo mínimo, porque se vale de tiras de papel jornal e de cola caseira (à base de água, farinha, amido e vinagre), montadas sobre 16 moldes plásticos. ‘‘O material é resistente para o manuseio e dura até 10 anos’’, afirma.

Responsável por intermediar a introdução do projeto na escola, o professor de Educação Física, Douglas Perdomini, conta que a ideia é realizar também uma oficina específica, com duração de três horas, para o ensino do jogo com as peças gigantes. Ao todo, 140 alunos - dos turnos manhã e tarde - devem participar da atividade, prevista para começar em 15 dias ou assim que completar o tabuleiro.

Expansão

A elaboração das peças acontece durante as aulas de Educação Física e de Artes, com o acompanhamento da professora Rosa Pulla. ‘‘É bastante criativa a reciclagem que se faz’’, acredita Adriano César Olsczewiski, 13 anos, que ajudou na confecção de duas peças e agora espera aprender a jogar. Na opinião de Perdomini, a oficina de papietagem veio a se somar ao projeto Amigos da Natureza, que promove ações para reciclagem do lixo na escola, gerando recursos para investimento em equipamentos de lazer para uso dos próprios alunos.

Depois de conhecer a proposta realizada na Theodoro Bogen, o secretário da Educação, Paulo Ritter, avalia integrar a oficina ao projeto estruturante Escola Comunidade, que irá viabilizar a implantação do turno integral em oito estabelecimentos de ensino municipal. ‘‘O xadrez desenvolve o raciocínio matemático e lógico e tem tudo a ver com o nosso projeto’’, comenta. Conforme ele, as atividades do Escola Comunidade devem começar até o final de setembro.

Marcos Merker - Diário de Canoas
http://www.diariodecanoas.com.br/site/noticias/ensino,canal-8,ed-149,ct-730,cd-211218.htm

2 comentários:

  1. Fico orgulhosa de poder participar e acompanhar todo esse processo ...Feliz por ver os resultados, especialmente no rostinho de cada um...Parabéns e vamos em frente.....Grande abraço

    ResponderExcluir
  2. PARABENS PROFESSOR DOUGLAS !
    GOSTEI DE VER AS PEÇAS PRONTAS, FICARM LINDAS !
    Parabens pelos alunos que acolheram a técnica
    para construir seu material pedagógica
    Josué Aguiar
    Embrião

    ResponderExcluir