sábado, 23 de outubro de 2010

THEODORO BOGEN EM NOTÍCAS - IV

Turismo urbano surpreende estudantes

http://www.canoas.rs.gov.br/Site/Noticias/Noticia.asp?notid=11173

Canoas, 22 de outubro de 2010.





Através do Programa Preservi, uma parceria entre a ACADEF e a prefeitura de Canoas, 32 alunos da escola municipal de ensino fundamental Theodoro Boegen fizeram na tarde desta sexa-feira, 22, uma trilha turística urbana. A bordo de um ônibus socioambiental que possui adaptação universal para pessoas com deficiência e capacidade para 40 lugares os estudantes percorreram 21 locais da cidade.

A primeira parada foi na praça do avião. Lá os pequenos descobriram que o nome do ponto símbolo de Canoas na verdade é Praça Santos Dummond e que Canoas possui 94 praças que oferecem lazer e contato com a natureza. Em seguida visitaram a biblioteca pública. O arquivo histórico municipal e o museu Hugo Simões Lagranha serviram como uma aula de história prática e bem mais atrativa segundo a aluna Thaís Menna de 12 anos, “Assim a gente aprende mais” acrescentou. A educadora da secretaria de educação Maria Helena da Rosa foi quem tratou de transformar o passeio em conhecimento cultural repassando aos jovens fatos passados e curiosidades. Na rua 15 de Janeiro descobriram que a data lembra a posse do primeiro prefeito e no calçadão se espantaram ao saber que o local de passeio público foi o primeiro do Rio Grande do Sul, servindo de exemplo, inclusive, para Porto Alegre.

A trilha que aconteceu durante o período de três horas ainda passou pela praça da emancipação, igreja matriz, praça da Bandeira, fundação cultural, solar dos Rosa, Vila Mimosa, Pestalozzi, Vila Nenê, Avenida Santos Ferreira, Arroio Araçá e finalizou com um lanche na sede da ACADEF. De acordo com a responsável técnica pelo projeto Priscila Junqueira, até o término do PRESERVI acontecerão 80 saídas com as escolas do município, atendendo 3200 alunos. “A idéia é complementar o trabalho de ensino realizado nas escolas, fazendo com que os estudantes vivenciem o teórico”.

Taís Dal Ri



Nenhum comentário:

Postar um comentário