domingo, 16 de maio de 2010

AS OFICINAS





As oficinas:

a) As oficinas ocorrerão nos espaços pedagógicos adequados à atividade, conforme disponibilidade física da Escola e fora dela, através de parceiros.

b) Serão realizadas no turno inverso ao regular;
c) Serão ministradas por educadores voluntários (monitores);

a) Acontecerão conforme o calendário letivo, incluindo feriados, pontes, recesso escolar e férias.


Objetivo Geral:

Desenvolver as áreas: afetiva, cognitiva e social, proporcionando aos alunos momentos de interação, aprendizado e prazer, através de atividades que contemplam o lúdico, a oralidade, a expressão escrita e corporal, o ritmo, o domínio do próprio corpo, a cooperação, a observância de regras e limites, o raciocínio lógico, entre outros...


Macrocampos:
Acompanhamento Pedagógico

Letramento:

Jogos e atividades variadas que envolvam: letra, sílaba, palavra, frase, diferentes tipos de textos, interpretação, lendas, parlendas, rimas, produção textual (oral e escrita), acróstico, teatro, música, entre outros...

Matemática:

Jogos e atividades variadas que envolvam: números e quantidades, concentração, raciocínio lógico, concreto/abstrato, as quatro operações, resoluções de problemas, montagem de estratégias, entre outros...

Esporte e Lazer:
Dança:

Atividades que envolvam: ritmo, equilíbrio, expressão corporal, coreografias, cooperação, trabalho em equipe, socialização, entre outros...

Xadrez:

Atividades que envolvam: raciocínio lógico, estratégia, concentração, atenção, disciplina, limites, competição saudável e o jogo propriamente dito, entre outros...

Futsal:

Atividades que envolvam: as regras desportivas, socialização, competição saudável, domínio do próprio corpo, cooperação, trabalho em equipe, direção lateralidade, entre outros...

Judô:

Atividades que envolvam: hábitos saudáveis de higiene e alimentação, atividade física, lazer, cultura, respeito, saúde mental, disciplina, respeito, entre outros...

Voleibol

Atividades que envolvam: regras desportivas, socialização, competição saudável, domínio de corpo, trabalho em equipe, coordenação, cooperação, percepção visual, o jogo propriamente dita, entre outros...

Prevenção e promoção da saúde:

Atividades que envolvam: hábitos saudáveis de higiene e alimentação, atividades recreativas, lazer, cultura, respeito, cooperação, saúde bucal, saúde mental, entre outros...

Início das Atividades - 2010

No mês de maio de 2010, após um período longo de negociações com os espaços parceiros e reuniões com os pais e responsáveis, onde os mesmo elaboraram as regras de convivência e apresentado o objetivo do programa:

Objetivo Geral do Programa:

Contribuir para a formação integral de crianças e jovens que estudam nesta Escola e que se enquadrem nos critérios sugeridos pelo MEC, permitindo assim, a ampliação de tempos, espaços e oportunidades educativas. O programa objetiva também uma participação mais efetiva e interativa entre a escola e a comunidade, buscando com isso o aumento de atores sociais na produção do conhecimento, despertando e revelando novos talentos e habilidades.

Formação das Turmas:

Tendo como foco a diminuição das desigualdades educacionais, através do aumento da jornada diária, as turmas serão formadas por alunos da Escola, observando os seguintes critérios:
I) Aluno que está repetindo de ano/série. (conforme orientação da Secretaria Municipal de Educação);
II) Distorção idade/série;
III) Dificuldade de aprendizagem/ baixo rendimento escolar;
IV) Vulnerabilidade social;
V) Indicação do professor, em consonância com a equipe diretiva e professor comunitário, com base nas respostas da pesquisa de interesse.

a)– Terá prioridade o aluno já matriculado na Escola, sendo que aqueles que ingressarem após o início do programa, deverão aguardar a vaga.
b) – Sobrando vagas, serão supridas por:

I) Outros alunos que se enquadrem nos critérios acima;
II) Que, mesmo não se enquadrando nos critérios, tenham interesse (através de sorteio, observando o ano de nascimento e vaga na turma);
III) Indicados pelo professores ou equipe diretiva( com base nas respostas da pesquisa de interesse)

Do Ingresso:

a) – O responsável pelo aluno deverá assinar autorização específica para que o mesmo participe, aceitando e acatando as normas que regerão o programa.

b) – Para o aluno selecionado, cujo pai não autorizar sua participação, também será feito um termo de recusa da vaga, justificando o motivo da não participação.

c) O aluno deverá participar integralmente de todas as oficinas. No caso de apresentar muitas faltas, serão analisadas as justificativas individualmente e os responsáveis serão chamados para reafirmar o compromisso com o programa.(em ata).

d) O responsável também assinará termo de ciência no caso de deslocamento para os espaços parceiros, autorizando e responsabilizando-se por qualquer ocorrência durante o trajeto.

Das Turmas:

a) – As turmas serão compostas de no mínimo 20 e no máximo 30 alunos.

b) Serão observados os seguintes critérios:

I)Turno oposto ao regular das aulas;
II)Proximidade de ano de nascimento (idade);
III)Mista em relação ao gênero.

Horário de Funcionamento

I) Manhã: das 8h às 12h;
II) Tarde: das 13h 25min às 17h 25min.

a)– Cada oficina terá duração mínima de 01 hora e no máximo de 03 horas por dia

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Publicação no Diário de Canoas 13/08/09


A escola preparando para começar o projeto Mais Educação.... toda a comunidades escolar envolvida....


Alunos nas aulas de Educação Física e Arte confeccionando as peças de xadrez gigantes.


Resultado final.

Xadrez Gigante


Estudantes confeccionam jogo de xadrez gigante em Canoas

Iniciativa pode ser multiplicada em outras escolas da rede municipal.

Peças gigantes de xadrez ganham forma pelas mãos de alunos da escola municipal Theodoro Bogen, do bairro Niterói. A confecção do jogo teve início há um mês e meio, em uma oficina de papietagem realizada em parceria com a ONG Embrião, de Alvorada. Nesta semana, a iniciativa foi apresentada à Secretaria Municipal da Educação, que ficou de estudar a expansão do projeto a outras escolas da rede.

De acordo com o coordenador da oficina, Josué Aguiar, a ONG criou a atividade há 12 anos, em Alvorada, quando ‘‘enxadristas pensaram em mesclar a questão ambiental com o raciocínio lógico do jogo, dando valor ao papel reciclado’’. Segundo ele, a confecção das peças tem um custo mínimo, porque se vale de tiras de papel jornal e de cola caseira (à base de água, farinha, amido e vinagre), montadas sobre 16 moldes plásticos. ‘‘O material é resistente para o manuseio e dura até 10 anos’’, afirma.

Responsável por intermediar a introdução do projeto na escola, o professor de Educação Física, Douglas Perdomini, conta que a ideia é realizar também uma oficina específica, com duração de três horas, para o ensino do jogo com as peças gigantes. Ao todo, 140 alunos - dos turnos manhã e tarde - devem participar da atividade, prevista para começar em 15 dias ou assim que completar o tabuleiro.

Expansão

A elaboração das peças acontece durante as aulas de Educação Física e de Artes, com o acompanhamento da professora Rosa Pulla. ‘‘É bastante criativa a reciclagem que se faz’’, acredita Adriano César Olsczewiski, 13 anos, que ajudou na confecção de duas peças e agora espera aprender a jogar. Na opinião de Perdomini, a oficina de papietagem veio a se somar ao projeto Amigos da Natureza, que promove ações para reciclagem do lixo na escola, gerando recursos para investimento em equipamentos de lazer para uso dos próprios alunos.

Depois de conhecer a proposta realizada na Theodoro Bogen, o secretário da Educação, Paulo Ritter, avalia integrar a oficina ao projeto estruturante Escola Comunidade, que irá viabilizar a implantação do turno integral em oito estabelecimentos de ensino municipal. ‘‘O xadrez desenvolve o raciocínio matemático e lógico e tem tudo a ver com o nosso projeto’’, comenta. Conforme ele, as atividades do Escola Comunidade devem começar até o final de setembro.

Marcos Merker - Diário de Canoas
http://www.diariodecanoas.com.br/site/noticias/ensino,canal-8,ed-149,ct-730,cd-211218.htm