quarta-feira, 18 de agosto de 2010

OFICINA DE JUDÔ




A oficina de judô, dentro da Escola Comunidade/Mais Educação, tem como objetivo estimular a prática das manifestações corporais, relacionadas à arte e suas variações, utilizando-as como motivação ao desenvolvimento cultural, social, intelectual, afetivo e emocional e, através do conhecimento histórico, buscar atingir o principal lema do esporte: “MÁXIMA EFICÁCIA MÍNIMO ESFORÇO”, “PROSPERIDADE E BENEFÍCIOS MÚTUOS”


Professora Leandra, juntamente com o Prof. Me. Douglas Perdomini vem trabalhando diariamente com os alunos o código moral da arte, segundo uma lista de valores essenciais que necessariamente devem ser respeitados, observando as qualidades e virtudes que cada judoca deverá adquirir:

DELICADEZA E CORTESIA: são valores que se impõem desde o início, no jovem Judoca, sob a forma de uma "etiqueta" (conjunto de regras de um cerimonial em prática numa instituição) simples mas rigorosa. É através deste valor que o jovem compreende as implicações das suas atitudes. Na essência, é um conjunto de regras que determinam o comportamento de um grupo social passíveis de compreensão e respeito.

CORAGEM: é aquela que é obtida fruto de uma acção pontual. No Judo a coragem é de outra ordem: o saber começar sem grandes objectivos, continuar mesmo com resultados e nunca desistir (sem esperança).

SINCERIDADE: saber ser verdadeiro.

CONTROLE DE SI: manter-se calmo, mesmo quando a raiva aumenta.

RESPEITO: pelo Dojo, do professor, dos princípios, do próximo, da integridade física dos outros e do seu valor humano. Sem respeito não pode haver verdade.

HONRA: ser fiel a palavra dada, com honestidade.

MODÉSTIA: saber que se pode ganhar hoje e perder amanhã, saber colocar o ego no seu lugar, para funcionar em harmonia com os outros.

AMIZADE: deve ser privilegiada, é o mais puro dos sentimentos humanos.



PRÍNCIPIOS DO JUDÔ – JIGORO KANO



1) Conhecer-se é dominar-se, e dominar-se é triunfar.”

2) “Quem teme perder já está vencido.”

3) “Somente se aproxima da perfeição quem a procura com constância, sabedoria e, sobretudo, humildade.”

4) “Quando verificares com tristeza que nada sabes, terás feito teu primeiro progresso no aprendizado.”

5) “Nunca te orgulhes de haver vencido um adversário. Ao que venceste hoje, poderá derrotar-te amanhã. A única vitória que perdura é a que se conquista sobre a própria ignorância.”

6) “Nunca te orgulhes de haver vencido um adversário. Ao que venceste hoje, poderá derrotar-te amanhã. A única vitória que perdura é a que se conquista sobre a própria ignorância.”

7) “Nunca te orgulhes de haver vencido um adversário. Ao que venceste hoje, poderá derrotar-te amanhã. A única vitória que perdura é a que se conquista sobre a própria ignorância.”

8) “Saber cada dia um pouco mais, utilizando o saber para o bem, esse é o caminho do verdadeiro judoca.”

9) “Praticar o Judô é educar a mente a pensar com velocidade e exatidão, bem como o corpo a obedecer com presteza. O corpo é uma arma cuja eficácia depende da precisão com que se usa a inteligência.”

10) “Nas águas do rio da vida, chega mais longe quem nada como deve, quando deve e até onde deve.”

11) “Ceder para vencer.”

12) “Judoca é o que possui inteligência para compreender o que lhe ensinam, paciência para ensinar o que aprendeu aos seus semelhantes e fé para acreditar naquilo que ainda não compreende.”

13)“A fraqueza é susceptível, a ignorância é rancorosa, o saber é a força da compreensão, aquele que compreende perdoa.”


No último sábado dia 14/08/2010 realizamos a troca de faixa branca para a cinza com a presença do bicampeão mundial João Derly, como mostramos nas fotos abaixo:


Cuidando da saúde


Alunos do projeto juntamente com o secretário municipal de Educação







Subprefeito da região sudeste, Paulo Acinelli




Prof. Me Douglas Perdomini e seus alunos.

Trocando a faixa.



f
Prefeito Jairo Jorge realizando a troca da faixa.

Comunidade Escolar apoiando o evento.

Aguardando....

2 comentários:

  1. Valeu galerinha !!!!!! Fico muito feliz por tudo isso !!!!! Obrigada professor Douglas!!!!!!Beijão a todos vocês !!!!!

    ResponderExcluir
  2. As Educadoras Articuladoras, Elisete, Rose e Rosãngela,parabenizam a EMEF Theodoro Bogen pelo trabalho que vem sendo realizado. Em especial, diretora Sílvia, professor comunitário Douglas e nossos alunos.
    Bjos!!

    ResponderExcluir