quinta-feira, 30 de setembro de 2010

THEODORO BOGEN EM NOTÍCAS

Xadrez estimula concentração e raciocínio de alunos do programa Escola Comunidade/Mais Educação




13:13 - terça-feira, 28 de setembro de 2010





Um tabuleiro de xadrez com peças de 80 e 40 centímetros de altura despertava a atenção dos alunos da escola João Paulo I, que, na manhã desta terça-feira, 28, foram até a escola Theodoro Bogen, localizada no bairro Niterói, para conhecer e aprender o jogo. O objetivo, de acordo com o autor do projeto, o professor de Educação Física, Douglas Perdomini, foi o de realizar a integração dos jovens através da prática do xadrez. A iniciativa integra o programa Escola Comunidade/Mais Educação.

Desde setembro do ano passado, ele desenvolve a iniciativa na instituição. As peças tomaram forma pelas mãos dos próprios alunos, que através da mistura de jornais e cola caseira, aplicados em moldes, fabricaram as peças com o auxílio do professor.

Para que os estudantes aprendessem as técnicas do jogo foram realizadas oficinas. Aqueles que dominaram a aprendizagem ensinaram aos colegas. E assim segue sendo feito até hoje.

Maior concentração em sala de aula e desenvolvimento mais rápido do raciocínio foram alguns dos benefícios percebidos pelos professores de todas as disciplinas da instituição, após o xadrez ser incluído no currículo escolar. “O jogo exige concentração, pois é preciso prever a jogada do adversário. E com o tabuleiro gigante esta percepção é ainda maior. Eles sentem-se mais envolvidos e tem uma visão estratégica ampliada”, observa Perdomini.

A professora do programa Mais Educação na escola João Paulo I, Márcia Maria Menetrier, pretende levar a iniciativa aos estudantes da instituição. “Eles pediram para vir conhecer como funcionava o jogo e já me pediram para levarmos o xadrez à nossa escola”, afirma.

Ao redor do tabuleiro gigante, várias mesas com os jogos em tamanho normal comportavam grupos de alunos atentos a cada jogada. Os olhares fixos no jogo e a atenção a cada movimento do colega demonstravam a aprovação da iniciativa pelos jovens. “Achei muito legal participar da confecção do jogo e gosto de ajudar quem ainda não sabe jogar. Também percebi que tenho mais concentração nas aulas depois que comecei a praticar o xadrez”, observou Simon Pierobom Simon, aluno da 5ª série da escola Theodoro Bogen. Talita Godinho de Souza, 11 anos, também da 5ª série, porém da escola João Paulo I, estava empolgada com a ideia de levar a prática à sua instituição. “Gostei do tabuleiro maior. É divertido, conseguimos entrar no jogo e ter uma visão melhor. Espero que a nossa escola também tenha isso, em breve”, disse.

Quem preserva monta seu próprio tabuleiro

Outro projeto que está sendo organizado pela escola Theodoro Bogen envolve a conscientização sobre a importância da preservação do meio ambiente. Através de uma parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, a intenção é a de entregar aos estudantes que levarem óleo de cozinha usado ou pilhas usadas à escola peças do jogo de xadrez. “Assim cada um poderá ter seu próprio tabuleiro. A secretaria irá nos fornecer os tambores para armazenarmos os materiais entregues. Nossa intenção é envolver toda a comunidade, não só os nossos alunos”, explica Perdomini.

As peças, desta vez em gesso, já estão sendo fabricadas pelos alunos e o projeto deve estar em prática nos próximos meses.


Patrícia Araujo


http://www.canoas.rs.gov.br/Site/Noticias/Noticia.asp?notid=10859












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